O que é sedentarismo?

O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.

namorar-caminhandoO sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crónicas e distúrbios cardíacos. Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vezes e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico.

O primeiro passo para se ter uma vida saudável e combater o sedentarismo é consultar nutricionistas e personal trainers especializados, depois dissso, mudar alguns hábitos de vida, de acordo com a orientação dos profissionais de nutrição em prática de exercícios. Exercícios como subir escadas em vez de utilizar elevadores, caminhar, andar de bicicleta ou mesmo passear com o cachorro são atividades que estimulam o bem estar físico e mental e reduzem, de forma eficaz, as consequências ligadas à inatividade. Para qualquer prática de exercícios um profissional de saúde deve ser consultado!

cachorro-passearNo caso de optar por uma prática esportiva ou uma outra atividade específica para emagrecimento, procure por um profissional na área de Educação Física para orientações adequadas, seguras e melhores resultados.

Algumas dicas sobre largar o sedentarismo e começar atividades físicas:

Pessoas sedentárias podem melhorar sua saúde e bem-estar ao ficarem moderadamente ativas de forma regular.
Atividade física não precisa ser extenuante para alcançar benefícios à saúde. Os melhores benefícios à saúde podem ser alcançados aumentando a quantidade (duração, freqüência, ou intensidade) da atividade física.

subir-escadasPraticar atividade física regular na maioria dos dias da semana diminui o risco de desenvolver várias doenças associadas ao sedentarismo.

Atividade física regular pode melhorar a saúde das seguintes formas:

  • Reduz o risco de morrer prematuramente.
  • Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular.
  • Diminui o risco de desenvolver diabetes.
  • Reduz o risco de desenvolver pressão alta.
  • Ajuda a diminuir a pressão sanguínea.
  • Reduz o risco de desenvolver câncer de colón.
  • Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão.
  • Ajuda a controlar o peso corporal.
  • Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis.
  • Ajuda idosos a ficarem mais fortes e mais capazes de mover se cair.
  • Promove o bem-estar psicológico.

E então, vamos praticar atividades físicas e viver melhor?
Consulte o nutricionista para enfrentar um novo ritmo de vida!

Referência: Márcia Groenninga

85 ideias sobre “O que é sedentarismo?

  1. poxa quando praticamos qualquer atividade fisíca, é o bastante para ficar tranquilo, é como um remédio tranquilizante…bjs

  2. adorei, pois esclareceu muitas coisas a respeito do sedentarismo. fiz o teste egométrico e o resultado foi que estava sedentária. mantenho uma ótima alimentação, minha massa corpórea é normal, peso beleza, mas o que falta é me exercitar. o meu pior inimigo é meu carro pois prá onde eu vou estou com ele, até para lugares perto, rs. preciso sair desse vício…

  3. É muito comum vermos nos dias de hoje,jovens que deixam de preticar esportes e atividades físicas para ficar em frente ao compuador ou televisão…

  4. Parabéns Pela ótima informação,me senti motivada a mudar a minha rotina e praticar atividades fisica.

  5. Informações muito importantes. Agora vou melhorar ainda mais minhas atividades física. abs a todos.

  6. Sedentarismo mata!
    Depois as pessoas põe culpa em diabete, problemas cardíacos etc…
    Tinha que colocar Sedentarismo como doença grave.

  7. parabens pela otima informação agora como sempre vou fazer mais atividades fisicas parabens

  8. Este texto nos eleva a nos exercitarmos, pois a população hoje cerca de 60% não pratica atividade física, e este enunciado nos motiva a praticar exercícios pelo menos três vezes por semana. Grata.

  9. ter uma vida saudável é muito importante não somente na parte física emocional como também espiritual.

  10. eu tambem aprendi muito com esse texto eu gostei dele eu quero praticar muito esporte pra mim não ficar parada.

  11. Muito importante práticar esporte, pois ter uma vida saudável necessista de práticar exercicio fisíco, e se alimentar adequadamentte bem… um grande abraço.

  12. EU ACHO QUE MULHERES E HOMENS DEVEM SE CUIDAR MUITO IR AO NUTRICIONISTA PRATICAR EXERCÍCIOS IR A CADEMIA BEM QUE TODOS SE CUIDEM E TENHAM UM ANO MUITO FELIZ SEM O SEDENTARISMO.

  13. pessoal esse resumo sobre sedentarimo é tudo que precisamos para mudar nossos habitos.(estudante de nutrição)