Conheça as Leis da Alimentação!

Você sabia que a alimentação é regida por 4 leis?

Alimentos SaudáveisAs Leis da Alimentação foram definidas por Pedro Escudero em 1937, e ainda hoje, são consideradas como a base de uma alimentação saudável para qualquer indivíduo. Entenda o porquê.

1. Lei da Quantidade – A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. O bom senso é fundamental para não haver excessos nem restrições na alimentação, pois podem prejudicar o seu organismo. Cada indivíduo necessita de quantidades específicas para manter suas funções orgânicas e atividades diárias.

2. Lei da Qualidade – O regime alimentar deve ser completo em sua composição, para oferecer ao organismo que é uma unidade indivisível todas as substâncias que o integram. A variedade de alimentos fornece todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do seu corpo. Quanto mais coloridas forem as suas refeições, mais diversidade de nutrientes você estará ingerindo.

3. Lei da Harmonia – A quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação deve guardar uma relação de proporção entre si. O nosso organismo aproveita corretamente os nutrientes quando estes se encontram em proporções adequadas. Assim, é importante haver um equilíbrio entre eles, pois as substâncias não agem isoladamente, mas em conjunto. Por exemplo: A relação entre a ingestão de carboidratos, proteínas e gorduras.

Carboidratos, Feijões

4. Lei da Adequação – A finalidade da alimentação está subordinada à sua adequação ao organismo. O estado fisiológico (gestação, lactação), hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), condições sócio-econômicas (acesso aos alimentos), alterações patológicas (presença de doenças) e os ciclos da vida (crianças, adolescentes, adultos e idosos) fazem com que o organismo tenha necessidades nutricionais diferenciadas, dependendo da situação em que ele se encontra.

Portanto a alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e a quem se destina.

O nutricionista é o profissional apto a aplicar estas leis em sua vida, respeitando a sua realidade!

21 ideias sobre “Conheça as Leis da Alimentação!

  1. gostei muito das leis da alimentação, com fotos ficou ótimo assim.

  2. sou tec. em nutrição e sei o quanto elas são importantes, esse tipos de noticias deveriam ser mais divulgados.

  3. Praticar essas leis e não praticar exercícios físicos saudáveis, monitorado por um educador físico, certamente o retorno não será tão gratificante, no entanto procure um nutricionista e em seguida um educador físico, para ter um vida saudável… Ronier Educador Físico.

  4. mt interessante esse site + pessoas deviam entrar nele elas iriam ficar + por denro do assunto !!!

  5. Gostei, me ajudou a definir as 4 leis das alimentação, gostaria de saber mais a respeito de alimentação organica e alimentação hidroponica

  6. Muito iteressante esses conhecimentos sobre a lei do escudero, me ajudou muito.
    Pra quem quer uma vida saudável procure o prafissional em nutrição e pratique-as juntamente com o seu preparador físico de confiança.

  7. Célia,
    Excelente comentário.
    É isso mesmo, vamos evitar dietas radicais e milagrosas.
    Somos profissionais para orientar cada caso de forma correta.
    Muito obrigado!

  8. Nossos profissionais estão prontos para responder suas dúvidas
    e orientar, se for o caso, a alimentação orgânica, hidropônica,
    dependendo de cada caso. Cada pessoa é única e tem suas
    necessidades próprias.
    Obrigado!

  9. Tacyane,
    É interessante ter informações e ficar por dentro de assuntos.
    Não deixe de consultar nossos profissionais para saber qual
    seria a alimentação correta para você e os exercícios físicos
    mais adequados. Saúde!

  10. Muito bom! Mesmo eu,estudante de nutrição, adorei o assunto abordado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>