Alimentação no Inverno

No inverno, em função do frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Assim, para compensar este gasto é necessária uma maior ingestão de alimentos, os quais fornecem a energia que auxilia nesta manutenção.

No entanto, os alimentos que geralmente são consumidos no inverno são muito calóricos, podendo resultar em um aumento de peso indesejado. Além disso, a atividade física, por conta da preguiça mais comum no frio, é reduzida, o que também pode contribuir para um ganho de peso.

Portanto, se você comer a quantidade adequada de acordo com suas necessidades poderá manter e até perder peso nesta época do ano. Para isso é importante driblar as tentações e saiba como se alimentar durante o inverno. (Dra. Ana Paula Souza)

Marque já sua consulta com uma de nossas nutricionistas e desvende o mistério de emagrecer durante o inverno!

Sedentarismo e nutrição em prática

Já postamos o que é sedentarismo e o assunto tem causado muita procura, comentários, dúvidas e questões.

Hoje precisamos complementar algumas informações sobre o sedentarismo de pessoas que não tem como realizar atividades físicas como são recomendadas de uma forma geral para combaterem o sedentarismo.

E por quais motivos essas pessoas continuam sendo sedentárias?

Vamos listar algumas informações dentre várias que fazem com que uma nutrição, em prática, é necessária:

  • A pessoa possui alguma dificuldade de locomoção seja lá por qual motivo
  • A pessoa não tem como mudar seus hábitos alimentares devido ao ambiente de trabalho, familiar ou ambos
  • A pessoa não se beneficia de exercícios físicos de forma suficiente para compensar a nutrição inadequada

Esses são alguns motivos mais frequentes e muitos outros existem favorecendo o sedentarismo. Muitos casos são válidos e somente nutricionistas serão capazes de oferecerem uma dieta adequada para cada caso.

Nutricionistas avaliam para cada paciente alguns fatores como:

  • Hábitos alimentares
  • Histórico de doenças
  • Estilo de vida
  • Percentual de gordura corporal
  • Índice de Massa Corporal
  • Situação de trabalho
  • Situação familiar

Somente um profissional qualificado pode indicar uma dieta adequada para o sedentarismo ‘involuntário’.

Consulte sempre seu nutricionista para situações em que o sedentarismo em sua vida não tem como ser evitado!

Suar bastante emagrece?

Correr agasalhado emagresce?Algumas pessoas acham que praticar atividade física correndo debaixo do sol ou com muita roupa,  bem agasalhado, com roupas “quentes, e em todos exercícios físicos emagrece.

O que muitas pessoas pensam é: maior transpiração, maior queima de gordura ou queima de gordura localizada onde aparecer mais suor.

Na verdade suar não emagrece, ocorre eliminação de água e sais minerais.

Suar cansa, não emagreceO suor da transpiração serve para manter estável a temperatura do corpo.

A transpiração contém água e sais minerais localizada principalmente nas axilas (sovacos ou suvacos como costumamos falar), nas mãos, nos pés, na testa e nas dobras da pele. Funciona como refrigerador quando a temperatura do corpo aumenta.

O uso de roupas pesadas ou “roupas quentes” bloqueiam esse processo. Use roupas leves ao praticar atividade física para o processo de refrigeração da temperatura do corpo ocorrer naturalmente evitando o cansaço provocado pelo suor em excesso.

Atividade física saudável com roupas levesA maior eliminação de água por suar demais – sudorese excessiva – pode causar problemas de desidratação e queda de pressão. Existem casos que a pessoa chega a desmaiar!

Para emagrecer realize atividade física regularmente e tenha uma alimentação saudável!